sábado, 5 de fevereiro de 2011
A importância de um bom guia.
Quem quer viajar de uma forma independente não pode prescindir de um bom guia. Infelizmente, bons guias em Português, conta-se pelos dedos de uma mão… Os únicos guias com alguma qualidade traduzidos em Português são os guias American Express. São guias visualmente muito interessantes mas, frequentemente, desactualizados…As edições que encontramos á venda têm muitas vezes três e mais anos e, nesta matéria convém termos acesso á informação mais actualizada. Em viagem o tempo é limitado e é uma desilusão chegarmos a um local que queremos visitar e constatarmos que está fechado ou que o horário já não é aquele..
É pois importante o domínio ainda que rudimentar do Inglês ou do Francês. Nestas duas línguas o acesso à informação turística é… estonteante.
Pessoalmente gosto, em Francês, dos “Guides Routard”. Apesar da fraca edição valem pela qualidade e actualidade da informação. Devo dizer que nunca um “Guide Routard” me desiludiu. É barato e tem a informação muito bem organizada : Onde dormir, Onde comer, Que visitar. E tudo com informação actualizadíssima (edições anuais). No entanto, quem gosta de ver a fotografia dos locais que quer visitar este não é o guia indicado. Não tem uma única fotografia!
Os guias “Lonely Planet” em Inglês também me agradam. Cobrem quase todo o planeta e a informação é, também, muito completa.
Um conselho: Os guias não são para ler durante a viagem. São para ler previamente. A rentabilização e o sucesso de uma viagem passam por uma leitura prévia e atenta dos mesmos, para não termos surpresas. Não há nada mais desagradável que chegar a um aeroporto ou a uma estação de caminhos de ferro de uma cidade dos nossos sonhos e, não saber que fazer…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário