quinta-feira, 24 de março de 2011

"The Italian way of life"

Uma das primeiras coisas que se estranha quando chegamos a certas cidades de Itália é o transito. Esqueçam aquela ideia de que os portugueses são maus condutores que não respeitam nada nem ninguém que aceleram demais… Os italianos conseguem superar-nos por mais difícil que isso possa ser imaginado..
Há uns anos que não vinha a Itália por isso, já tinha esquecido este fenómeno que foi imediatamente recordado quando , dentro autocarro que me levava do Aeroporto para o centro de Bolonha vejo um italiano a circular numa vespa , com toda a calma, em contramão. Fiquei imediatamente com suores frios…O homem vinha na nossa direcção e ninguém parecia preocupado…Cheguei a pensar, numa fracção de segundos, que seria o autocarro que estaria a transgredir mas não…De repente, o homem da vespa guina para a esquerda e entra numa transversal… Olho e não vejo a mínima preocupação dentro do autocarro onde dezenas de italianos falavam todos ao mesmo tempo numa grande algazarra… como é típico.
Os peões Portugueses são indisciplinados e tentam, muitas vezes atravessar em sítios onde não o devem fazer mas… os peões Italianos conseguem superar os Portugueses. Apesar de tudo, ninguém no seu perfeito juízo tentaria atravessar a Av. da República ou a Av. da Liberdade em Lisboa sem ser na passadeira e com o sinal verde. Os Italianos fazem-no em Avenidas com a mesma dimensão com um á vontade…desconcertante.
O trânsito é uma confusão de carros, vespas, bicicletas, peões numa mescla inimaginável Os sinais são desrespeitados por todos! Mas, tudo acaba por funcionar: é a “Italian Way of life”. Tudo com muita alegria, muito gesto e muito afecto. São assim os italianos e não há volta a dar-lhe…

Sem comentários: