As principais companhias Low Cost a operar em Portugal são a Easyjet e a Ryannair. Esta última voa para os aeroportos de Faro e Porto enquanto que primeira a opera nestes e ainda no de Lisboa e Funchal.
Apesar de ambas apostarem no mesmo tipo mercado registam algumas diferenças no modo de operar como pude verificar recentemente.
Em termos gerais a Ryannair segue o principio “ Cheguei vi e venci”. Com isto quero dizer que a Ryannair quando chega a um determinado aeroporto chega para dominar… pude constatar isso no Porto, em Bolonha e em Pisa. Quando não toma conta do aeroporto quase na sua totalidade(!!!), a Ryannar tem espaços exclusivos para embarque de tamanho bastante razoável. A força da marca (bem presente nos aeroportos onde opera) é de facto extraordinária. A Easyjet tem uma presença mais discreta a que talvez não seja alheio o facto de voar maioritariamente para aeroportos principais onde espaços destes, com exclusividade, são caros.
Mas vamos a aspectos concretos.
A Ryannair aposta claramente na ideia da pontualidade. E, de facto, os voos que utilizei chegaram em cima do horário. No entanto pude verificar em Pisa que alguns voos estavam atrasados. Acredito que, com a eficiência que esta Companhia trabalha, não se deva aos seus serviços…. Já a Easyjet, nesta matéria , deixa um pouco a desejar. Tem sido comum nos voos que fiz ultimamente haver atrasos e não estamos a falar de atrasos de meia hora…A vantagem da Ryannair nesta matéria, quanto a mim, tem a ver com o facto de voar para aeroportos secundários com pouco movimento e numa extraordinária eficácia no embarque e no desembarque . Para além disso as estruturas dos aeroportos estão orientadas para facilitar a vida à Ryannair . O peso e a importância da Ryannair em pequenos aeroportos faz-se sentir…não me admira nada que o próximo passo da Ryannar seja a compra de alguns aeroportos, se algum dia eles forem colocados á venda….Uma vantagem muito interessante tendo em conta que quem viaja quer estar o menos tempo possível no aeroporto quer na ida quer no regresso…
No embarque a Raynnair é, de facto, extraordinariamente eficaz. Desde que o avião chega até toda a gente estar dentro do mesmo não há tempos mortos… Pude observar que ainda estavam pessoas a sair do voo anterior e já o embarque estava aberto… Não há mangas nem autocarros para levar as pessoas. O embarque é feito directamente da sala de embarque para o avião o que significa ter de atravessar a pista ao frio e á chuva se as condições climáticas forem essas… Desagradável . Para além disso com a pressa de fazer o embarque aconteceu termos de esperar em plena pista dado que o avião não estava completamente preparado. Ainda mais desagradável… Nem quero imaginar se o tempo estivesse mais agreste...Em suma eficácia sim senhor mas á custa do conforto do passageiro… Nem tudo é aceitável mesmo que sejamos compreensíveis face ao que pagamos pela passagem…
Sem comentários:
Enviar um comentário