“usas demasiado as reticências…”
Este reparo, incondicionalmente verdadeiro, levou-me a tentar perceber por que razão adoptei estes três pontinhos como quem adopta um animal de estimação que vai viver lá para casa.…Curiosamente , há uns tempos atrás, ao mexer nalguns papéis esquecidos há anos numa estante em casa dos meus pais, fui dar com uma composição feita por mim quando tinha 15 anos. E… lá estavam as malditas reticências espalhadas pelo texto.
O meu professor da 4ª classe (sim, ainda sou do tempo da 4ª classe) dizia , do alto do estrado, que “as reticências são para usar quando uma ideia ou um pensamento fica incompleto” Raios!! Será que sou tão incompleto assim nas minhas ideias? Sim porque acho que isto de usar e abusar de certas coisas deve ter a ver com a personalidade… Uma pessoa que adore o ponto de exclamação deve ser fresca, deve….
Descobri, afinal, que posso usar as reticencias numa multiplicidade de funções. O que não invalida que as use mal em muitos casos… Mas..posso sempre invocar a liberdade de quem escreve, certo ? Afinal não se escrevem livros sem uma única vírgula???
Gramem lá as minhas reticências e pronto…
Sem comentários:
Enviar um comentário