sábado, 1 de janeiro de 2011

O Conceito Low Cost

Um dos conceitos mais bem sucedidos na actualidade, no mundo do consumo, é o conceito Low Cost . Quem é que ainda não comprou um produto “Low Cost” e, mais ainda, apreciou tê-lo feito? Desde as viagens até aos produtos de alimentação, vestuário, móveis o “Low Cost” está presente e, mais, a ganhar preponderância.
Recentemente o conceito chegou à restauração. Grandes cozinheiros que normalmente apresentam os seus “trabalhos gastrónomicos” a preços proibitivos para o comum do cidadão começaram a abrir os seus restaurantes “Low Cost” e/ou a apresentar Menús “Low Cost”.
Mas, meus caros, não há milagres. O consumidor terá de prescindir de algo ou assumir que o acto de comprar um produto não é chegar a uma loja ser tratado com todas as “mordomias” ter alguém à disposição que lhe explique tudo sobre o produto e que, depois, ainda lho levem a casa. Até poderá ter isso tudo mas… terá que pagar cada um desses “pequenos” serviços adicionais.
Quem conhece o “IKEA” sabe que provavelmente encontrará aquilo que procura para a sua casa, com um “design” atraente mas, sabe também, que no final se quer ter um preço interessante terá que tratar do transporte e montar os artigos em sua casa. E, funcionários não abundam nem têm uma atitude activa. Tudo está preparado para que o consumidor faça tudo sozinho.
Quem já viajou em companhias de aviação “Low Cost” sabe que se adquirir apenas a viagem em si poderá dar a volta à Europa a preços muito interessantes. Se incluir bagagem ou, se quiser reservar lugar, o preço aproximar-se-á rapidamente do preço de uma viagem nas companhias de aviação tradicionais.
Em suma, comprar “Low Cost” significa compar exactamente aquilo que queremos sem custos ou serviços adicionais incorporados . Mas atenção! O consumidor tem que sentir que a qualidade está presente , senão abandonará a compra daquele produto. O consumidor actual até está disposto a dar um pouco de si (informar-se sozinho , comprar na Internet, carregar com os móveis e montá-los em casa… ) mas não prescinde, regra geral da presença da qualidade.

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