domingo, 2 de janeiro de 2011

Viajar " Low Cost"



Sou um adepto incondicional das viagens “Low Cost”. Compreendo no entanto que, nem toda a gente pense da mesma maneira. Na verdade , para mim, se quero ir a Paris o importante é chegar lá ao menor custo possível. A viagem é um meio para… até porque são apenas duas horas e meia, porquê gastar uma exorbitância ? O que gasto a menos na viagem pode ser canalizado para outros gastos… Sim, porque viajar implica gastar muito… Estamos fora de casa e tudo tem que ser pago! Pegando no exemplo de Paris, um café não custa sessenta cêntimos… chega a custar 4 Euros. Imaginem o resto!
 O custo de vida lá fora é elevadíssimo, mesmo em países supostamente menos desenvolvidos que o nosso.  Portanto, nada mais acertado que começar a poupar na viagem para podermos gastar no metro , nos pequenos prazeres de que não prescindimos mesmo em viagem (o cafezito…) nas entradas em museus, nos locais de diversão e em geral naquilo que nos interessa visitar. Esqueçam os cêntimos lá fora. Nada custa cêntimos. Mesmo o pão.  
Viajar desta forma exige no entanto que sejamos “resistentes”  e despreocupados relativamente a certos contratempos que podem “atrapalhar” a nossa viagem. Por exemplo se houver atrasos provavelmente ninguém o informará de nada. Os funcionários dos aeroportos desconhecem normalmente tudo o que se relaciona com as companhias de aviação Low Cost. Estas companhias têm um numero mínimo de funcionários(que desparecem quando há problemas ou não sabem nada …) ou até nenhum,  nos aeroportos. É aguentar estoicamente até que o avião chegue… Relaxe! Está em férias!
Na verdade, estas companhias apostam em servir bem o cliente e têm uma preocupação enorme em cumprir horários .Geralmente corre bem e isso, paralelamente à questão do preço, é a razão do sucesso deste negócio.
Se puder evite levar malas pesadas ou grandes. As “Low Cost” não gostam de fazer “check in” no aeroporto  porque lhes fica caro mesmo que o cliente pague (e bem…) o transporte das mesmas no porão. Normalmente estas companhias aceitam que levemos malas de uma dimensão razoável e  com um peso aceitável, connosco, que dão perfeitamente para um fim de semana alargado ou até mesmo uma semana. Faça o check in online e imprima em casa o talão de embarque . Veja os aspectos positivos! Não precisa de chegar ao aeroporto duas ou três horas antes e vai directamente para a porta de embarque.

Sem comentários: